Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina
contato.sfera@fecomercio-sc.com.br

Movimentação do Volume e da Receita dos Serviços

PMS - Pesquisa Mensal de Serviços

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) é um levantamento mensal realizado pelo IBGE para acompanhar a dinâmica do setor de serviços no país, engloba uma ampla gama de atividades econômicas, desde telecomunicações até educação, saúde, turismo, entre outros que movimentam o setor através de diversas atividades econômicas.

SEGMENTADORES:

- Período: ano, mês

- Localidade: BR, UF todos

- Índice de variação: Variação mês/mesmo mês do ano anterior; Variação mês/mês imediatamente anterior, com ajuste sazonal; Variação acumulada no ano (em relação ao mesmo período do ano anterior); Variação acumulada em 12 meses (em relação ao período anterior em 12 meses); Número índice com ajuste sazonal; Número índice sem ajuste sazonal

- Volume/Receita: índice de volume de serviços, índice de receita dos serviços

INDICADORES:

- Variação do volume de serviços; Variação da receita de serviços; Componentes do setor de serviços (Informação e comunicação; Prestados as famílias, profissionais, administrativos e complementares, Transporte e correios; Outros serviços), Variação do volume e da receita nos subcomponentes do setor de serviços (Alojamento e alimentação; Tecnologia e comunicação; Administrativo e complementares; Transporte aéreo; Atividades financeiras; Outros prestados a família; Audiovisuais e notícias; Transporte terrestre; Imobiliário; Tecnologia de informação e comunicação; Técnico-profissionais; Transporte aquaviários; Esgoto e gestão de resíduos e descontaminação; Serviços não especificados); Variação do volume e da receita dos segmentos do setor de serviços (Alimentação; Alojamento; Telecomunicação; Tecnologia da informação; Aluguéis não imobiliários; Atividades empresariais; Transporte rodoviário de cargas; Transporte rodoviário de passageiros; Outros do transporte terrestre)

Glossário

(PMS): indicador de variação do volume e da receita dos serviços

Fonte de Dados

IBGE - https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/servicos/9229-pesquisa-mensal-de-servicos.html