Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina
contato.sfera@fecomercio-sc.com.br

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor

PEIC - CNC

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do consumidor busca revelar o nível de endividamento e de contas atrasadas, permite acompanhar o comprometimento da renda e a capacidade de consumo futura das famílias. Importante indicador da situação financeira do consumidor, auxilia a análise perspectiva das vendas do comércio e serviços, apoiando o planejamento. A Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) é apurada mensalmente pela CNC desde janeiro de 2010. Os dados são coletados em todas as capitais dos estados e no Distrito Federal, com aproximadamente 18 mil consumidores. São apurados importantes indicadores de endividamento e inadimplência, que possibilitam traçar um perfil do endividamento, acompanhar o nível de comprometimento do consumidor com dívidas e a percepção em relação a sua capacidade de pagamento.

SEGMENTADORES:

- Período: ano, mês

- Localidade: BR e SC

- Grupos: até 10 SC, acima de 10 SC, total SM

INDICADORES:

- Famílias endividadas; Famílias inadimplentes; Famílias sem condições de pagar sua dívida; Percepção de endividamento; Tipos de dívidas; Participação e tempo de comprometimento da renda; Nível de endividamento; Tipo de endividamento; Tempo de comprometimento; Parcela de famílias com a renda comprometida; Parcela de famílias com as contas em atraso; Parcela de famílias que não terão condições de pagar dívidas; Tempo médio para pagamento de contas em atraso; Tempo médio em que o pagamento permanece em atraso

Glossário

(PEIC): indicador de porcentagem do endividamento e inadimplência das famílias

(endividados): famílias que com dívidas e que têm a intenção de pagar

(inadimplentes): famílias com dívidas e que têm a intenção de pagas mas estão em atraso

(sem condições para pagar): famílias com dívidas e sem condições para pagar

(total de famílias): independente da faixa de salários