Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina
contato.sfera@fecomercio-sc.com.br

Intenção de Consumo das Famílias

ICF - CNC

A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é um indicador com capacidade de antecipar o potencial das vendas ao identificar o grau de satisfação dos consumidores com renda e emprego. Auxilia na análise perceptiva das vendas do comércio e serviços apoiando o planejamento. A pesquisa nacional de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), é um indicador antecedente do potencial das vendas do comércio. Os resultados medem o grau de satisfação e insatisfação dos consumidores, em que o índice abaixo de 100 pontos indica percepção de insatisfação, enquanto acima de 100 (com limite de 200 pontos) indica satisfação em termos de seu emprego, renda e capacidade de consumo.

SEGMENTADORES:

- Período: ano, mês

- Localidade: BR, UF todos

- Grupos de salários: SM todos, até 10 SM, mais de 10 SM

- Componentes: conjunto de indicadores que compõe ICF

INDICADORES:

- Índice ICF e Índice geral; Renda atual; Perspectiva de consumo; Acesso ao crédito; Emprego atual; Perspectiva profissional; Nível de consumo; Momento para duráveis

Glossário

(índice ICF e índice geral): escala numérica de 0 a 200 pontos para avaliação do indicador

(var. mês anterior): variação do indicador em relação ao mês anterior

(var. mês ano anterior): variação do indicador em relação ao mesmo mês do ano anterior

(SM): salário mínimo